quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Como montar um plano

Em determinado momento ou em qualquer torneio o jogador aprende poucas linhas de aberturas, algumas ideias taticas e os padrões de mate mais básicos. Ao passo que adquire mais conhecimento, ele vai ficando melhor e mais experiente. No entanto, a única coisa que quase todo mundo tem problemas é com planejamento. Normalmente a escolha de seu plano (se tiver qualquer plano) é baseada em considerações mais emocionais do que científicas. Por emocional significa que o jogador típico é o que faz o que “sente” vontade de fazer e não o que quer que o tabuleiro pede que ele faça. Se você quiser ser bem sucedido, você tem que basear seus planos em critérios específicos sobre o tabuleio, e não sobre o seu humor a qualquer momento!


Um exemplo disto certamente pode ser encontrado em um grande número de jogos de torneio. No meio da batalha com o seu tique-taque do relógio, quantas vezes você já decidiu que pretende dar mate ao rei inimigo? A posição pode chamar para algo completamente diferente, mas você decidiu ir para um ataque ala do rei porque você gosta de jogar por um xeque-mate rápido. Quando a vitória vem (geralmente contra a fraca oposiçãocongratula a si mesmo com um conceito brilhante. Quando a derrota aparece (uma ocorrência comum), você lamentar seu destino e responsabiliza uma determinada jogada, o seu divórcio recente, o nível de barulho, a loira do outro lado do salão, ou uma série de outras desculpas

Quais são os critérios que nós temos que se tornar conscientes e como nós dominamos seu uso? O que, exatamente, é um plano?

O que é um plano?

Embora cada instrutor de xadrez, entone louvores sobre o planejamento, poucos autores se preocupam em nos dizer o que é um plano e, mais importante, como criar um. Em seu excelente glossário de termos de xadrez (encontrado em How to open a chess game), GM Lary Evans evita o problema deixando de fora a palavra “planopor completo. Kotov em sua obra clássica, Think like a Grandmaster, nos ensina a calcular, mas esquece de explicar planejamento (para ser justo eu devo mencionar que o Sr. Kotov aborda esta questão no seu livro Play like a grandmaster No entanto, as suas explicações tendem a sobrecarregar a cabeça de um jogador mediano).

Somente Harry Golombek, em sua Encyclopedia of chess incomoda-se para nos dar uma definição básica: "Planejamento é processo pelo qual um jogador utiliza as vantagens e minimiza as desvantagens dada sua posição. A fim de promessa de sucesso, planejamento é assim, sempre com base em um diagnóstico das características existentes de uma posição, pelo que é mais difícil quando a posição é eventualmente equilibrada e mais fácil quando só existe um plano para satisfazer as exigências do tabuleiro"

2 comentários:

  1. E aí Fábio!!! Beleza!!! Seja bem vindo ao world of blogspot heheheh!!!

    Gostei muito do material publicado!!! E também cliquei nos anuncios da Google heheheh!!!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. parabéns meu amigo! bom trabalho, e excelente material de estudo. Nos enxadristas agradecemos.

    ResponderExcluir