Desequilibrio

Continuação...

Para definir a palavra “plano” não é necessário compreender como criar um numa partida que está sendo jogada! Como disse Golombek, isto é a habilidade de reconhecer a existência de caracteristicas de uma posição. Para ter sucesso nos mistérios do tabuleiro você tem que estar atento a um apalavra mágica “DESEQUILÍBRIO”.
Um desequilíbrio em xadrez, denota qualquer diferença em duas respectivas posições

Pensar que o propósito do xadrez é apenas dar xeque-mate o rei adversário é muito simplista. Uma compreensão desta declaração mostra que o desequilíbrio não é necessariamente uma vantagem. É simplesmente uma diferença. É da responsabilidade jogador transformar essa diferença em vantagem.

Uma pequena separação dos diferentes tipos de desequilíbrios:

a)      Superioridade de peças menores( a batalha entre bispos e cavalos)
b)      Estrutura de peões( Um tema amplo que abrange, Peões passados, dobrados, isolados, etc...)
c)      Espaço( anexando mais território ao longo do tabuleiro)
d)     Material(possuindo peças de maior valor que seu oponente)
e)      Controle de uma fila, coluna ou casa chave( filas e diagonais agem como caminhos para suas peças e casas agem como o lar delas )
f)       Desenvolvimento(mais força em determinada área do tabuleiro)
g)      Iniciativa(ditando o tempo do jogo)

Reconhecer estes desequilíbrios e compreender seu relacionamento com o plano será nosso foco!

Para usarmos essas coisas corretamente, devemos ser capazes de quebrar o nosso pensamento de uma maneira que nos permite dissecar qualquer posição específica. Aqui estão as etapas da técnica de pensamento que nos permitirão fazer isso:

1) Analise da posição:
- Reconhecer os desequilíbrios positivos e negativos de ambos os lados
- Reconhecer qual lado do tabuleiro você deseja jogar. Você só deve jogar no lado do tabuleiro na qual exista um desequilíbrio favorável ou a possibilidade de criar um.

2) Eleger lances candidato
3) Calcular
4) Concluir

Agora a prática, vamos ver esta técnica em ação, se você encontrar alguma dificuldade, não entre em pânico, isto é apenas um exemplo. Ninguém disse que começar a fazer seus pensamentos trabalharem de uma maneira estruturada seria fácil!

« Anterior | Próxima »