domingo, 20 de março de 2011

A Fraqueza em sua essência

Olá súditos de Caíssa,

Trago desta vez, uma posição que mostra como um bando pode tirar proveito de uma debilidade na cadeia de peões( usando o tema do peão dobrado ), nos dois últimos artigos mostrei que nem sempre peão dobrado constitui fraqueza, desta vez...
bom vamos a teoria!

Botvinnik – Reshevsky – World Championship tournament, 1948

Esta posição aparentemente parece boa para as brancas, pois tem melhor desenvolvimento, par de pispos e mais espaço, mas a verdade é que o jogo preto é preferível! A razão é que elas não possuem fraquezas em seu território e estão muito bem colocadas para defender seu flanco do rei, mas o maior trunfo preto reside no fraquíssimo peão de c4( facilmente atacado por ... Na5  e ... Ba6 ). Um peão que as brancas terão muita dificuldade em defender.
1... Na5 embora estejam atrazadas no desenvolvimento, as pretas movem uma peça já desenvolvida! Por mais estranho que possa parecer, o lance tem fundamento. As pretas possuem duas preocupações. A) atacar o peão de c4 B) defender seu flanco do rei, o lance escolhido inicia o caminho ao primeiro problema. Em contraste, um lance de desenvolvimento como 1... Bd7? Não tem nada haver com a posição – Não ataca o peão de c4 nem ajuda na defesa do flanco do rei.
2.Ng3 Ba6 3.Qe2 Qd7! Um lindo lance de duplo propósito. Agora  a dama pode ir a a4 e acrescer pressão sobre o peão de c4. o outro ponto do Qd7 é que agora as pretas podem fazer ... f7-f5. Este movimento sufoca as intenções das brancas de usar a agressiva diagonal b1-h7. 4.f4 f5 O bando preto não toma pressa em tomar o peão de c4, viu que se primeiro conseguisse formar uma barreira intransponível em torno de seu rei, então depois ganharia o peão, sem arriscar infelizes desastres naquele flanco. 5.Rae1 as pretas só aumentariam a pressão sobre c4, caso fosse jogado: 5.d5 g6! 6.dxe6 Qxe6 7.fxe5 gxf5. 5... g6! Aqui temos uma interessante batalha entre idéias. A Branca está atacando o flanco do rei, as pretas o flanco da dama. Felizmente para as pretas, seu alvo está feito e é permanente (peões fracos em a3, c3 e c4). Já para as brancas, seu plano não passa de um pensamento desejoso. Não possui alvos claros para o ataque, encontra-se em estado de desespero! Se não conseguir nada no flanco do rei, perecerá na outra ala. Então as pretas têm que lutar pelo equilíbrio no flanco do rei para eventualmente vencer a partida. 6.Rd1 Qf7 7.e5 Rc8 então após 8.exd6 Nxd6 o peão de c5 terá defesa! 8.Rfe1 dxe5! 9.dxe5 Ng7  agora a ala do rei está sólida como uma rocha. 10.Nf1 Rfd8 Rechevsky mostra grande paciência, seu último lance termina com qualquer fantasia das brancas de jogar pela coluna “d” 11.Bf2 Nh5! 12.Bg3 e não 12.g3 que levaria a derrota ao longo da grande diagonal após 12... Qe8 seguido por Qc6 e Bb7. 12... Qe8 13.Ne3 Qa4 as brancas ficaram sem perspectivas, assim que as pretas iniciaram seu ataque a ala da dama, eventualmente venceram!

a meu ver Jeremy Silmam em sua obra "How to reaccess your chess", escolheu muito bem as partidas para demonstrar os temas propostos, é um excelente livro e aconselho sua leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário