terça-feira, 19 de abril de 2011

Peão Isolado

Caros amigos e frequentadores deste humilde espaço, trago a vocês, exemplos sobre o tema do peão isolado, espero que apreciem :)
Um peão isolado é potencialmente fraco porque nenhum outro peão pode defendê-lo. Desde que não haja peões em suas laterais, a casa a frente do peão isolado tende a ser vulnerável. Se você quer ver o quanto um peão assim é ruim, de uma olhada no diagrama a seguir, será o suficiente para evitarmos ao máximo ter essa praga!

 
Sem dúvidas que as pretas estão sofrendo. Suas peças estão passivamente postadas e seus peões isolados de a6 e c6 ambos são muito fracos, eles são alvos e nada mais! Entretanto, o humilde peão isolado também tem alguns pontos bons: Controla casas importantes que podem ser utilizadas por suas peças, as colunas abertas ao seu lado podem dar atividade a suas torres...
Deve ser mencionado também que um peão isolado não precisa manter-se em uma casa fraca, se você puder avançá-lo, o soldado do passado tornar-se-á um podereso aríete. O próximo diagrama mostra todos esses aspectos positivos.


Neste jogo, o dinamico potencial do peão isolado compensa mais que sua ligeira fraqueza. Pois dá ao preto controle sobre as casas c5 e e5 (Excelente postos para os cavalos ) e oferece as torres pretas ótimoas colunas a partir de c8 e e8. 1... Ne5 Se o branco jogar 2.Qd2 então 2... Nc4 é incômodo. Note que o “fraco” d6 é defendido duas vezes, e atacado por ninguém! 2.b3 mantendo o cavalo longe de c4 2... d5! Demonstrando a importante regra: Se você puder avançar o peão isolado e subsequentemente trocá-lo, então a suposta fraqueza não passará de mera ilusão. 3.Qd2 O Branco provávelmente tinha calculado: 3.Bxe5 Rxe5 4.f4 Re8 5.e5 porém viu que 5... Ne4! É muito forte 6.Bxe4 dxe4 7.Nxe4 Bxe4! 8.Rxe4 Qd5 e a ameaça de ... Bc5 daria a preta vantagem decisiva. De acordo com Seirawan, o melhor lance branco seria 3.exd5 Qxd5 4.Ne4 Ned7 5.Nxf6+ Nxf6 6.Rxe8 Rxe8 7.Nf3 com empate. 3... dxe4 Nxe4 Nd5! E as pretas ameaçam ... Nxf4 e ... Bb4 dando a elas melhor jogo.
Um espelho do último exemplo pode ser visto no diagrama a seguir.

 Karpov-Kasparov, WC Match, 1990
As brancas jogaram 1.cxb5, na expectative que após o óbvio 1... axb5 elas deveriam exercer alguma pressão sobre os peões de c6,d6, e b5( se o peão de c avançar ). Surpreendentemente, as pretas recapturam de para fora do centro com 1... cxb5! E dão a si mesmas um peão isolado em d6. Elas tem severas razões para fazê-lo: 1) Seus peões de a6 e b5 estão completamente a salvo; 2) Como é comum nessas situações, as pretas farão uso das casas c5 e e5, adicionando a isso, a abertura das colunas c e “e” . É importante notar, que e5 será um permanente ponto de suporte para as pretas, porque se as brancas desejarem contestar com f3-f4, deixarão o peão “e” enfraquecido; 3) Abre a diagonal para seu bispo em b7; 4)O Peão de d6 não constitui fraqueza porque pode ser trocado com d6-d5 assim que as pretas desejarem.
O Conceito de Kasparov provou-se correto após o seguinte 2.Re1! Ne5 3.Bf1 Rc8 4.Bf2 e agora 4... d5?! 5.exd5 Nxd5 quando as brancas podem ter alguma vantagem com o enfraquecimento da casa c5 por 6.Ne4 ( mostando a importancia do papel do peão de d6, que controla c5 e e5), as pretas teriam mantido com 4... rc8 seguido de ... Nc4 com posição dinâmica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário